Paper de egressos PPGECB publicado na Ecological Applications


Um estudo desenvolvido por membros do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação - UESC foi recentemente publicado na revista Ecological Applications (Conceito CAPES Biodiversidade A1).

No estudo - Direct and cascading effects of landscape structure on tropical forest and non-forest frugivorous birds - os autores demonstraram que a diversidade de aves frugívoras florestais e generalista de habitat são afetadas por mecanismos diferentes em paisagens fragmentadas da Mata Atlântica. Mais especificamente, foi constatado que o desmatamento leva a uma mudança nas características locais dos remanescentes florestais, tornando-os estruturalmente mais simples e com menor disponibilidade de frutos, transformações estas que diretamente reduzem a diversidade de aves frugívoros florestais. Por outro lado, o aumento da quantidade de borda florestal em paisagens desmatadas tem um efeito benéfico sobre a diversidade de aves frugívoras generalistas.


Fonte: Ecological Applications

Os autores discutem os possíveis efeitos desses resultados sobre a principal função ecológica desempenhada por esse grupos de aves - a dispersão de sementes.

O artigo na íntegra pode ser acessado em:

https://esajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/eap.1791


69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo