inserção social

O PPGECB desenvolve ações de extensão com envolvimento do corpo docente e discente, em virtude da ligação direta e intrínseca com os aspectos conservacionistas. Destacam-se:

Projetos
  • Projeto “Nossas Árvores – Conservação e manejo de espécies arbóreas ameaçadas no sul da Bahia”

Projeto de extensão da UESC que visa atuar na conservação de árvores nativas no sul da Bahia, promovendo a divulgação dos conhecimentos obtidos pela pesquisa acadêmica e repassando-os diretamente para aqueles que vão atuar a campo, nas áreas agrícola, agroflorestal e ambiental.

  • Projeto “Otimização do sistema de produção de mudas florestais no Viveiro Comunitário Floresta Viva, Serra Grande, BA”, aprovado no Edital MCT/CNPq/CTAgronegócio Nº 26/2010

Tem como tema central o reflorestamento em áreas degradadas, visando restauração ambiental, serviços ecológicos e outros usos. Por meio de ações de caráter interdisciplinar, o projeto tem como objetivo geral otimizar o sistema de produção de mudas, visando o seu uso nas práticas de restauração florestal. Tem foco no “Viveiro Comunitário Floresta Viva” (Serra Grande-BA), o único desta natureza da região sul da Bahia. Apesar da vigência do projeto ter sido de quatro anos oficialmente (nov/2010-nov/2014), ainda se utiliza da infra-estrutura implementada para ações de pesquisa pelo PPGECB, com resultados práticos de aplicabilidade ambiental imediata.

  • Projeto “Estudo ecofisiológico de potencial para produção de mudas em larga escala voltada para a restauração florestal e para a indústria farmacêutica e de cosméticos”

Em parceria com a empresa Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, este projeto visou avaliar de forma interdisciplinar aspectos fenológicos, fisiológicos e genéticos de uma espécie oleaginosa (Carpotroche brasiliensis) de interesse comercial. Por ser cultivada em sistemas agroflorestais, também favoreceu parcerias entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e pequenos produtores rurais da região de Maraú-Camamu/BA.

  • Projeto “Limpa praia”

Sem registro oficial, o projeto é desenvolvido por discentes do PPGECB e algumas outras pessoas, algumas vezes em parceria com discentes da graduação. Foram realizadas mais de dez limpezas, entre ações organizadas ou com participação de membros do PPG.  No total, foram recolhidos mais de 400 kg de lixo nessas limpezas. Também foi feita uma página no facebook, tanto para divulgar as atividades quanto para tentar fazer educação ambiental online.

  • Projeto Baleias na Serra

O projeto que começou com a tese de doutorado da egressa Maria Isabel Carvalho Gonçalves, continua com diversas ações de pesquisa e de divulgação científica, atuando em educação ambiental, divulgação na mídia sobre a área de atuação do projeto, organização de evento além de ampla atuação em mídias sociais. Mais informações no site do projeto.

Divulgação científica

A UESC possui um jornal mensal, divulgado em via impressa e eletrônica, no qual é feita a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas na universidade numa linguagem mais simples que alcance a comunidade. Também são feitas divulgações no site da universidade e do PPG. 

Desde 2019 o PPGEGCB tem oferecido a disciplina Divulgação Científica, com objetivo de fomentar e capacitar os discentes para divulgação de seu trabalho numa linguagem facilmente compreensível por todos. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações para ampliar o engajamento do programa nesta área, englobando também diálogo e repercussão das pesquisas nas mídias locais.

Além disso, desde 2016, o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (LEAC) tem desenvolvido minicursos abertos à comunidade e a discentes da UESC, visando divulgar a pesquisa e atividades de biólogos. Com duração de 2 a 12 horas, os minicursos contam com a colaboração de docentes e discentes da UESC e outros biólogos.

Muitos discentes também participam de ações de educação ambiental em seus projetos de pesquisa junto à comunidade, com palestras, troca de conhecimento e conscientização de adultos e crianças, por vezes com saídas de campo, gerando cartilhas e livretos para serem distribuídos. 

Parceria com instituições

O PPGECB possui parceria com diversas instituições regionais e nacionais, que permitem a inserção e integração do Programa com a prática conservacionista na sociedade. Muitas dessas instituições oferecem oportunidade de experiência e formação aos pós-graduandos, especialmente pela participação de discentes através da disciplina Estágio em Gestão de Projetos de Conservação. Dentre essas parcerias, ressaltamos:

 

Principais produtos gerados pelos estágios em instituições:

  • Lista de espécies ameaçadas

  • Relatório técnico

  • Acompanhamento das atividades realizadas nas instituições

  • Guia de recomendação de espécies arbóreas para a restauração e interesse econômico da Bacia hidrográfica do Rio Cachoeira

  • Termo de Ajustamento de Conduto

  • Base de dados

  • Compilação de dados para relatório de impacto ambiental