O PPGECB desenvolve ações de extensão com envolvimento do corpo docente e discente, em virtude da ligação direta e intrínseca com os aspectos conservacionistas. Destacam-se:

Projetos
  • Projeto “Nossas Árvores – Conservação e manejo de espécies arbóreas ameaçadas no sul da Bahia”.

Projeto de extensão da UESC que visa atuar na conservação de árvores nativas no sul da Bahia, promovendo a divulgação dos conhecimentos obtidos pela pesquisa acadêmica e repassando-os diretamente para aqueles que vão atuar a campo, nas áreas agrícola, agroflorestal e ambiental.

  • Projeto “Otimização do sistema de produção de mudas florestais no Viveiro Comunitário Floresta Viva, Serra Grande, BA”, aprovado no Edital MCT/CNPq/CTAgronegócio Nº 26/2010.

Tem como tema central o reflorestamento em áreas degradadas, visando restauração ambiental, serviços ecológicos e outros usos. Por meio de ações de caráter interdisciplinar, o projeto tem como objetivo geral otimizar o sistema de produção de mudas, visando o seu uso nas práticas de restauração florestal. Tem foco no “Viveiro Comunitário Floresta Viva” (Serra Grande-BA), o único desta natureza da região sul da Bahia. Apesar da vigência do projeto ter sido de quatro anos oficialmente (nov/2010-nov/2014), ainda se utiliza da infra-estrutura implementada para ações de pesquisa pelo PPGECB, com resultados práticos de aplicabilidade ambiental imediata.

  • Projeto “Estudo ecofisiológico de potencial para produção de mudas em larga escala voltada para a restauração florestal e para a indústria farmacêutica e de cosméticos”.

Em parceria com a empresa Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, este projeto visou avaliar de forma interdisciplinar aspectos fenológicos, fisiológicos e genéticos de uma espécie oleaginosa (Carpotroche brasiliensis) de interesse comercial. Por ser cultivada em sistemas agroflorestais, também favoreceu parcerias entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e pequenos produtores rurais da região de Maraú-Camamu/BA.

Divulgação científica

Como consequência direta de sua formação no PPGECB, Igor Inforzato Martins, egresso do mestrado PPGECB, produziu, a partir de sua experiência profissional, excelente material de divulgação científica para crianças, como um artigo denominado “Diário de Floresta: 14 meses com os muriquis!”; este artigo foi publicado na Revista Ciência Hoje para Crianças (nº 277, ano 29, p. 2 - 6) em abril de 2016.

A UESC também possui um jornal mensal, divulgado em via impressa e eletrônica, no qual é feita a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas na universidade numa linguagem mais simples que alcance a comunidade.

O PPGECB possui parceria com diversas instituições regionais e nacionais, que permitem a inserção e integração do Programa com a prática conservacionista na sociedade. Muitas dessas instituições oferecem oportunidade de experiência e formação aos pós-graduandos, especialmente pela participação de discentes através da disciplina Estágio em Gestão de Projetos de Conservação. Dentre essas parcerias, ressaltamos:

 

Principais produtos gerados pelos estágios em instituições:

  • Lista de espécies ameaçadas

  • Relatório técnico

  • Acompanhamento das atividades realizadas nas instituições

  • Guia de recomendação de espécies arbóreas para a restauração e interesse econômico da Bacia hidrográfica do Rio Cachoeira

  • Termo de Ajustamento de Conduto

  • Base de dados

  • Compilação de dados para relatório de impacto ambiental

Parceria com instituições