O PPGECB desenvolve ações de extensão com envolvimento do corpo docente e discente, em virtude da ligação direta e intrínseca com os aspectos conservacionistas. Destacam-se os seguintes projetos em andamento:
Projetos
-
Projeto Nossas Árvores – Conservação e manejo de espécies arbóreas ameaçadas no sul da Bahia
Projeto de extensão da UESC que visa atuar na conservação de árvores nativas no sul da Bahia, promovendo a divulgação dos conhecimentos obtidos pela pesquisa acadêmica e repassando-os diretamente para aqueles que vão atuar a campo, nas áreas agrícola, agroflorestal e ambiental. Conheça o livro publicado pelo projeto.
-
Projeto Baleias na Serra
O Projeto que começou com a tese de doutorado da egressa Maria Isabel Carvalho Gonçalves, continua com diversas ações de pesquisa e de divulgação científica, atuando em educação ambiental, divulgação na mídia sobre a área de atuação do projeto, organização de eventos, além de ampla atuação em mídias sociais.
-
Projeto Aliança dos Saberes
Projeto de extensão da UESC que visa fomentar mudanças no comportamento em relação ao meio ambiente, despertando um olhar crítico para questões ambientais por meio da sensibilização e troca de conhecimentos, e diminuir a lacuna entre a academia e a sociedade. Tem como principais ações a publicação de um jornal comunitário, intervenções em escolas e trilhas interpretativas, e o recebimento de estudantes do ensino básico na UESC.
-
Projeto Budiões
O projeto tem como uma de suas metas promover o desenvolvimento sustentável em comunidades costeiras ao longo dos mais de 7.000 km do litoral brasileiro. Isso envolve a criação de alternativas econômicas viáveis como capacitação e a formação de guias de turismo subaquático (RN, AL e BA) e o fomento ao turismo de base comunitária. Além disso, contribui diretamente no estabelecimento de políticas públicas que promovam uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, como a avaliação do status de conservação dos budiões, e os Planos de Gestão Local da pesca dos Budiões (RESEX Corumbau e RESEX do Cassurubá - BA) garantindo a proteção dos budiões e dos ecossistemas marinhos como um todo.
E também projetos já finalizados:
-
Projeto “Otimização do sistema de produção de mudas florestais no Viveiro Comunitário Floresta Viva, Serra Grande, BA”, aprovado no Edital MCT/CNPq/CTAgronegócio Nº 26/2010
Tem como tema central o reflorestamento em áreas degradadas, visando restauração ambiental, serviços ecológicos e outros usos. Por meio de ações de caráter interdisciplinar, o projeto tem como objetivo geral otimizar o sistema de produção de mudas, visando o seu uso nas práticas de restauração florestal. Tem foco no “Viveiro Comunitário Floresta Viva” (Serra Grande-BA), o único desta natureza da região sul da Bahia. Apesar da vigência do projeto ter sido de quatro anos oficialmente (nov/2010-nov/2014), ainda se utiliza da infra-estrutura implementada para ações de pesquisa pelo PPGECB, com resultados práticos de aplicabilidade ambiental imediata.
-
Projeto “Estudo ecofisiológico de potencial para produção de mudas em larga escala voltada para a restauração florestal e para a indústria farmacêutica e de cosméticos”
Em parceria com a empresa Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, este projeto visou avaliar de forma interdisciplinar aspectos fenológicos, fisiológicos e genéticos de uma espécie oleaginosa (Carpotroche brasiliensis) de interesse comercial. Por ser cultivada em sistemas agroflorestais, também favoreceu parcerias entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e pequenos produtores rurais da região de Maraú-Camamu/BA.
Divulgação científica
A UESC possui um jornal mensal, divulgado em via impressa e eletrônica, no qual é feita a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas na universidade numa linguagem mais simples que alcance a comunidade. Também são feitas divulgações no site da universidade e do PPG, além de publicações em nossas mídias sociais: Instagram (ppgecbuesc), Facebook (ppgecb.uesc).
Desde 2019 o PPGEGCB tem oferecido a disciplina Divulgação Científica, com objetivo de fomentar e capacitar os discentes para divulgação de seu trabalho numa linguagem facilmente compreensível por todos. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações para ampliar o engajamento do programa nesta área, englobando também diálogo e repercussão das pesquisas nas mídias locais.
Além disso, desde 2016, o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (LEAC) tem desenvolvido minicursos abertos à comunidade e a discentes da UESC, visando divulgar a pesquisa e atividades de biólogos. Com duração de 2 a 12 horas, os minicursos contam com a colaboração de docentes e discentes da UESC e outros biólogos.
Muitos discentes também desenvolvem ações de educação ambiental em paralelo a seus projetos de pesquisa, com palestras, troca de conhecimento e sensibilização de adultos e crianças, por vezes com saídas de campo, gerando cartilhas e livretos para serem distribuídos.
Parceria com instituições
O PPGECB possui parceria com diversas instituições regionais e nacionais, que permitem a inserção e integração do Programa com a prática conservacionista na sociedade. Muitas dessas instituições oferecem oportunidade de experiência e formação aos pós-graduandos, especialmente pela participação de discentes através da disciplina Estágio em Gestão de Projetos de Conservação.