top of page

Pós-doutorandos

Alesandro.png

Alesandro Souza Santos

Minha linha de pesquisa busca compreender como perturbações antrópicas relacionadas com o desmatamento e a defaunação em escala de paisagem influenciam na diversidade genética de espécies arbóreas. A linha de pesquisa integra conceitos ecológicos com uso de marcadores moleculares (SSR e SNPs) no estudo da biodiversidade, atuando nas seguintes áreas: Genética da conservação de florestas tropicais, genética e genômica da paisagem.

lattes.png
Logo Genetica Conservacao.png
IMG-20240416-WA0007_edited.jpg

Amanda Freitas Cerqueira

Desde o meu mestrado, tenho me dedicado a investigar os ajustes de espécies nativas da Mata Atlântica a diferentes estresses abióticos. Meu trabalho se concentra nas áreas de ecofisiologia vegetal e estudos interdisciplinares que contribuem para a conservação e o manejo de espécies arbóreas tropicais. Além disso, busco explorar como a ecofisiologia pode ser aplicada às práticas de restauração florestal e à indicação de espécies adequadas para o plantio diante das mudanças climáticas e eventos climáticos extremos. Atualmente, meu estágio de pós-doutorado envolve a investigação dos aspectos ecofisiológicos, genéticos e de conservação de uma palmeira ameaçada de extinção (Euterpe edulis) em um cenário de mudanças globais.

lattes.png
logo leac.jpg
Erik_foto.JPG

Erik Costa Tedesco

Tenho interesse pela aplicação da gestão de base ecossistêmica, uma abordagem integrada e interdisciplinar que considera todos os setores e aspectos de um ecossistema, inclusive aqueles que envolvem os seres humanos. Isso requer um pensamento amplo ao considerar as interações da cadeia trófica, a conectividade, os fatores funcionais e como as atividades humanas interagem com as espécies e os serviços naturais. Precisamos de ecossistemas saudáveis para termos pessoas saudáveis! Atuo em um projeto de restauração florestal para produtores de cacau nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Também sou colaborador do Projeto Baleias na Serra, uma iniciativa de pesquisa em ecologia, comportamento e monitoramento dos cetáceos no litoral da Bahia.

lattes.png
logo leac.jpg
Leiza_foto.JPG

Leiza Aparecida Souza Serafim Soares

A minha pesquisa está centrada no efeito do desmatamento em escala de paisagem nos padrões genéticos e de diversidade das espécies de palmeiras. Além disso, busco compreender os principais mecanismos envolvidos no estabelecimento de espécies arbóreas tropicais com estratégias de regeneração contrastantes, focando em respostas fisiológicas e nos processos de herbivoria e predação de sementes.

lattes.png
logo leac.jpg
Isabel.png

Maria Isabel Carvalho Gonçalves

O foco da minha pesquisa é o estudo de como as baleias-jubarte se comportam na área de reprodução no Sul da Bahia e verificar como os fatores espaciais e temporais afetam o uso desta área pela espécie. Também estudo o repertório vocal da população que migra até ao Brasil e suas variações ao longo do tempo. Além disso,  estou a desenvolver estudos sobre ecologia e comportamento de cetáceos. 

lattes.png
LEAC
Mariana_foto_edited.jpg

MARIANA SILVA FERREIRA

Minhas linhas de pesquisa englobam o estudo da ecologia populacional e história de vida de mamíferos, com foco principal em marsupiais, e a avaliação do sucesso da restauração ecológica de florestas tropicais. Mais recentemente estou trabalhando no desenvolvimento de um modelo preditivo da biodiversidade de vertebrados nas cabrucas (agroflorestas de cacau) do sul da Bahia.

lattes.png
LEAC
Neander Heming.PNG

Neander Marcel Heming

Meu interesse principal é compreender os impactos das mudanças climáticas na distribuição e história de vida de aves, mamíferos, peixes, plantas, incluindo espécies de interesse econômico, e suas consequências na conservação da biodiversidade. Mais recentemente estou trabalhando em testar e propor avanços metodológicos para aModelagem de Nicho Ecológico (MNE) e suas aplicações para a conservação.

lattes.png
leac.png
RobertoFT_foto.jpeg

Roberto Fiorini Torrico

Meu interesse principal é investigar as respostas hormonais e comportamentais utilizadas por primatas para enfrentar mudanças no seu habitat causadas por atividades humanas. Junto ao Projeto BioBrasil, coordenado pelo Centro de Pesquisa e Conservação do Zoológico da Antuérpia, meu foco de pesquisa é o ameaçado mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o estudo de como a conectividade reduzida em paisagens antropizadas podem impactar suas chances de sobrevivência e reprodução. Tenho também interesse em técnicas estatísticas de meta-análise.

lattes.png
RobertoFT_logo.jpg
bottom of page