O estudante de mestrado deverá cursar um total de 26 créditos, sendo minimamente 3 destes créditos em disciplinas optativas cursadas no PPGECB durante seu mestrado e 19 créditos em disciplinas obrigatórias. A convalidação de créditos em disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu podem ser feitas mediante solicitação do aluno via protocolo, com anuência do coordenador e avaliação do colegiado. Para mais detalhes sobre aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas, consultar o Regimento Interno do Programa e Resolução específica.

Disciplinas obrigatórias
Disciplinas optativas (ementa, creditação e carga horária)
Exame de Qualificação

Para poder defender sua dissertação, o mestrando precisa antes passar pelo exame de qualificação, que deve ser realizado entre 6 e 12 meses após seu ingresso no Programa. O exame de qualificação do mestrado é feito em duas etapas, ambas dentro da disciplina Seminários em Pesquisa sobre Ecologia e Conservação. Em uma etapa, o discente deverá apresentar e defender seu projeto de pesquisa, apresentando seus resultados preliminares perante banca examinadora. Na outra etapa, o mestrando deve apresentar para uma banca examinadora uma aula de 30 minutos sobre um tema de ecologia. Você poderá consultar mais informações sobre o exame no regimento interno do PPGECB.

Atividades obrigatórias

Além do total de créditos em disciplinas optativas e obrigatórias, e do exame de qualificação, o aluno deverá estar matriculado a partir do primeiro semestre de curso em Pesquisa Orientada, atividade de orientação para o desenvolvimento do projeto de de pesquisa, e realizar em um semestre o seu estágio docência. Apenas após a conclusão total destas atividades obrigatórias e da creditação mínima em disciplinas que o discente poderá apresentar seu trabalho de conclusão de curso (dissertação).