top of page

O PPGECB/UESC recebeu conceito 6 da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de Pós Graduação do Brasil. O Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB), da UESC, recebeu conceito 6. Conceitos 6 e 7 são atribuídos a cursos com excelência internacional, comparado aos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.


O PPGECB iniciou suas atividades em 2009, e a qualidade do curso foi evidenciada pelo conceito 4 atribuído pela Capes no momento de sua aprovação, contando apenas com o nível de mestrado. Já em 2011, mesmo antes da conclusão da primeira turma de mestrado, o curso teve seu programa de doutorado aprovado, com a primeira turma de quatro discentes ingressantes em meados do mesmo ano. A aprovação do doutorado, representando o segundo programa aprovado neste nível atuando na UESC, foi um passo importantíssimo, no sentido de consolidar as pesquisas e formação de recursos humanos em ecologia e conservação da biodiversidade na região. Nesta última avaliação, a consolidação do curso e a grande capacidade técnica, científica e produtiva da equipe de docentes e discentes foi evidenciada e o PPGECB passa a ser o primeiro curso 6 da UESC.

O PPGECB já formou 107 mestres e 60 doutores, desde sua abertura, e atualmente conta com 70 alunos matriculados. A equipe do programa é formada por 25 docentes, sendo 7 docentes exclusivos do PPGECB. Dez docentes são bolsistas de produtividade CNPq. Esta equipe vem efetivamente contribuindo para o conhecimento e formação de recursos humanos, estimulando um compromisso nos pós graduandos, com as consequências práticas dos resultados de suas pesquisas para a conservação da biodiversidade.


O Colegiado do PPGECB agradece a todos os gestores, discentes, docentes e colaboradores que contribuíram de forma direta, ou indireta, para que atingíssemos esse nível de excelência, acreditando e incentivando a proposta inovadora do curso, nessa importante região do nordeste brasileiro para a conservação da biodiversidade.



338 visualizações0 comentário
bottom of page